top of page

Rua da Paz, 98 sala 201 Curitiba-PR
FONE: 41-30890121 e-mail: carla.senn@uol.com.br
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 9 - 12 H - 13 - 18 H. SEGUNDA A SEXTA


Entre em contato - Dra. Carla Cláudia Pavan Senn

ARTIGOS

QUEM SOU
AULAS

Quem Sou
Sou endocrinologista pediatra, mãe de um menino lindo e amo crianças!! Atendo crianças e adolescentes com alterações de crescimento, tireoide, puberdade precoce ou atrasada, obesidade, baixo peso e diabetes.
DEPOIMENTOS
CONTATO

O que é a deficiência de hormônio de crescimento?
Hormônios são mensageiros que viajam pelo corpo para produzir um efeito, uma ação. A função do hormônio de crescimento (GH) é controlar o crescimento dos ossos, músculos e órgãos. Este hormônio é produzido pelo cérebro e liberado na corrente sanguínea.
A deficiência de hormônio de crescimento ocorre quando a glândula pituitária (hipófise) que esta localizada no cérebro, não produz níveis adequados de hormônio de crescimento. Este problema pode ser tanto na glândula pituitária, como no hipotálamo, que são as partes do cérebro responsáveis pela produção do hormônio de crescimento.
Quando o nível de hormônio de crescimento de uma criança é muito baixo ou não está presente, esta criança apresenta a Deficiência de Hormônio de Crescimento. Quando a produção de hormônio de crescimento é inadequada, esta criança apresenta Insuficiência de Hormônio de Crescimento.
Estas crianças apresentam baixa estatura. O tratamento com hormônio de crescimento para crianças com Deficiência ou Insuficiência de Hormônio de Crescimento está disponível.
Quais são as causas de deficiência de GH?
Há muitas causas, mas a maioria é desconhecida. Comumente, pode ser devido a um traumatismo da glândula pituitária ao nascimento. Este dano pode ser decorrente de um trauma craniano grave. Também pode ser hereditária em alguns casos.
Como é feito o diagnóstico de deficiência de GH?
Os níveis normais de hormônio de crescimento são flutuantes no sangue, variam bastante, hora após hora. Assim, a aferição do hormônio de crescimento pode ser difícil. O hormônio de crescimento é liberado no sangue numa série de ^picos^ durante o dia e a noite, especialmente durante o sono. Para medir o hormônio de crescimento, deve se fazer um teste provocativo para que o hormônio de crescimento aumente e o sangue é coletado várias vezes. O IGF-1 é um fator de crescimento, que também é um marcador de quanto hormônio de crescimento o corpo produz.
O teste de estimulo do hormonio de crescimento é comparado com valores de referência. Outros exames, como os exames de imagem do crânio podem ser necessários.
Como é o tratamento da deficiência de GH?
O tratamento é feito através da reposição do hormônio de crescimento, com uma forma sintética do hormônio de crescimento. Esta forma sintética é similar ao hormônio de crescimento natural.
Modificado de
European Society for Paediatric Endocrinology ESPE Secretariat, BioScientifica Euro House 22 Apex Court Woodlands, Bristol BS32 4JT - UK Telephone No: + 44 (0) 01454 642208 Internet:http://www.eurospe.org
Rua da Paz, 98 sala 201
Curitiba-PR FONE: 41-30890121 e-mail: carla.senn@uol.com.br
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 9 - 12 H - 13 - 18 H. SEGUNDA A SEXTA
bottom of page